• Home
  • Palestras
  • Artigos
  • Protocolos
  • Conteúdos
  • Fale Conosco
Menu
  • Home
  • Palestras
  • Artigos
  • Protocolos
  • Conteúdos
  • Fale Conosco

Iniciar no Ambiente Digital

  • agosto 11, 2020
  • 6:25 pm
  • Artigos

Muito se tem falado sobre a importância de iniciar no ambiente digital e oferecer de maneira virtual produtos para consumidores finais. Mas, afinal, quais são os primeiros passos para que uma empresa comece a ofertar seus produtos neste ambiente digital? Qual a jornada a percorrer? Quais são os principais pilares necessários para que toda a operação funcione?

Neste breve artigo serão abordados alguns pontos essenciais para que a sua empresa possa ingressar ou até mesmo se estruturar melhor neste mundo relativamente novo, chamado: Online.

Dado o contexto atual (pandemia COVID-19), muito se tem falado em digitalização dos negócios. O conceito de digitalização de uma empresa pode ser definido de várias formas. Partindo de um contato simples com os clientes (via WhatsApp, por exemplo), podendo chegar até definições mais complexas, que envolvem operações de importação e exportação de maneira virtual. 

Toda estratégia de digitalização é única

Para exemplificar, falaremos com base em duas empresas fictícias. Uma delas será a empresa “A”, loja do setor de vestuário localizada em um bairro afastado do principal ponto comercial da cidade que, até então, possui uma operação off-line. A outra, empresa “B”, uma fintech, ou seja, startup que oferece serviços financeiros de maneira totalmente digital.

Ambas empresas tem um objetivo final: vender seus produtos/serviços. Com a pandemia, tanto uma quanto a outra sentiram a necessidade de se comunicar ainda mais com os clientes através dos canais digitais. Entretanto, quando começamos a desdobrar qual será a estratégia utilizada por cada empresa, nos deparamos com um mundo totalmente distinto.

Apesar de o cliente final poder ser o mesmo, a estratégia de atração e conversão será diferente, dadas as características de cada negócio. Por isso, podemos afirmar que não existe uma “receita de bolo” para o processo de digitalização das empresas, já que cada uma possui cenários e realidades diferentes, o que ocasiona decisões e estratégias distintas.

Dados os exemplos das empresas, falaremos sobre algumas estratégias voltadas para a empresa do modelo “A” que, dentro da realidade das micro e pequenas empresas, é o modelo de negócio mais comum hoje, no Brasil.

Dicas de estratégias para micro e pequenas empresas

Quando falamos em iniciar no ambiente digital vendendo um produto físico, podemos dizer que será necessário estruturar três pilares para que a operação funcione. São eles: plataforma, logística e divulgação.

Abordando um pouco de cada pilar, falaremos inicialmente da plataforma, que, nesse caso, podemos definir de maneira objetiva como sendo o canal de vendas. Os principais canais de venda para quem está ingressando no digital são: E-commerce (próprio), Marketplace e redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp). A escolha da plataforma dependerá do modelo de negócio e objetivo da empresa. 

Por exemplo, se a empresa busca estabelecer sua própria marca, talvez (não se trata de uma recomendação), o caminho seja trabalhar com o próprio e-commerce, onde ela poderá reforçar o seu nome e trabalhar para que os consumidores finais associem os produtos a sua marca. Neste caso, vale ressaltar que a empresa terá um custo de investimento para levar os consumidores até o seu site.

Caso a empresa seja competitiva em preço e seu objetivo seja vender produtos em larga escala, talvez (novamente, não é uma recomendação) ela possa ingressar em Marketplaces para atingir um volume maior de pessoas.

A estratégia de ingressar em Marketplaces se mostra interessante dado que a empresa poderá se aproveitar do tráfego e da mídia já gerados pelo Marketplace, facilitando o processo da conquista de clientes. Vale ressaltar que, normalmente, quando falamos em vendas via Marketplace, temos que considerar e analisar os custos que a empresa terá realizando as vendas através deste canal.

Sua Loja Sebrae: maneira simples de iniciar no ambiente digital

Uma alternativa de Marketplace é a Sua Loja Sebrae - ferramenta que o Sebrae RS está trabalhando e desenvolvendo para as empresas do Rio Grande do Sul. Assim, você poderá cadastrar os seus produtos e divulgar para os clientes seu catálogo online. Nesta iniciativa, o Sebrae busca entregar às empresas um acesso facilitado ao ambiente digital.

Ambas as alternativas são válidas para quem está buscando digitalizar o negócio e, até certo ponto, se complementam quando utilizadas dentro de uma estratégia.

Exponha seus produtos onde os seus clientes estão

Dentro destas possibilidades de divulgar os produtos, não podemos deixar de falar sobre as redes sociais. Devido a pandemia, muitas pessoas estão em casa com e com mais tempo livre disponível, isso as leva para busca de entretenimento. 

O Brasil está em 2º lugar no ranking de países que mais passam tempo em redes sociais diariamente. Analisando esta informação, podemos identificar a oportunidade das empresas em estarem expondo os seus produtos onde os clientes estão passando boa parte do dia.

As estratégias de redes sociais podem (e devem) começar de maneira simples, para entender como funcionam as dinâmicas das ferramentas, e evoluir com consistência e engajamento, conforme a estratégia definida pela empresa.

O melhor dia para o seu negócio iniciar no ambiente digital foi ontem, o segundo melhor é hoje. Comece a vender online agora mesmo e conte com o Sebrae para te auxiliar.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
AnteriorAnteriorE-book: Orientações para a Retomada – Transporte de Cargas – Fracionada
PróximoE-book: Orientações para a Retomada – MunicípiosPróximo

Fale conosco

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Group 4Created with Sketch.

0800 570 0800

Fale pelo Messenger

Fale pelo WhatsApp

mailCreated with Sketch.

info@sebraers.com.br

SEBRAE RS © Copyright 2020 - Todos os direitos reservados