Quem mais rapidamente está se adaptando, mais chances tem de sobreviver a este período de crise causada pelo novo coronavírus, uma das maiores da história, superando inclusive as de 2001 e 2008. Dessa forma, nesse artigo, vamos apresentar alguns bons exemplos empresariais em tempo de Coronavírus. Ou seja, abordaremos algumas estratégias que empresas estão adotando pelo mundo, visando manter sua sustentabilidade e, ainda, atender às necessidades de seus clientes neste período em que é fundamental a empatia, o comércio eletrônico e a rápida adaptação.
Exemplos empresariais de ‘Empatia em Tempo de Coronavírus’
- Mudanças nos logotipos: Mercado Livre, Starbucks, McDonald’s;
- Vídeo comunicando ‘tempo de parar’: Turismo Portugal;
- Festival de Música Online: nascido em Portugal, o Festival Fico em Casa ganhou uma versão brasileira - mais de 70 artistas do país se juntaram para realizar uma série de shows que serão transmitidos pela internet, somando mais de 40 horas de entretenimento;
- Jane Beauty: entrega da tinta de cabelo e outros produtos em domicílio, vídeos ensinando a ter os cuidados de beleza em casa.

Exemplos empresariais de Marktplace, Omnicalidade e E-commerce
- Nos Estados Unidos, o aumento no comércio eletrônico levou a gigante do setor, a Amazon, a contratar mais 100 mil funcionários para dar conta da demanda;
- “Passado esse momento, deve haver um legado para as varejistas de uma nova leva de consumidores, que está testando o modelo do comércio eletrônico e gostando”, diz Pessin, da Eu Entrego, em reportagem da Exame. Além disso, os motoristas e entregadores autônomos da empreasa que precisarem deixar de trabalhar ao apresentarem sintomas da doença continuarão a receber uma remuneração na média do que recebiam antes.
- Dia do Consumidor: vendas online crescem 18% após coronavírus, segundo Ebit/Nielsen. Em comparação com o ano passado, houve aumento de vendas no setor de Alimentos e Bebidas (33%), Eletrônicos (30%) e Eletrodomésticos (24%).
- Um case de vendas online, a Tutu Sapatilhas, do Paraná, está dando 15% de desconto e entrega grátis – mas quem está pensando em sapatos? – eles estão!
Exemplos empresariais de Rápida Adaptação
- A BYD é a maior fabricante de carros elétricos do mundo. A empresa chinesa, inclusive, supera a Tesla em quantidade de veículos vendidos. Em de 2019, vendeu 460 mil carros, diante de 367 mil da concorrente norte-americana. Na sexta-feira (13/03), porém, a BYD anunciou que alcançou a liderança global em um setor bem diferente do que costuma atuar: a produção de máscaras de saúde descartáveis, visando minimizar o contágio do coronavírus;
- Lift, substituindo as corridas com passageiros por entrega de comida e remédios (Uber Eats já existia);
- Valle Rústico Restaurante: rapidamente transformou o seu negócio e, sem deixar de apoiar seus fornecedores e equipe, passou a fornecer ‘delivery’ ou ‘take away’ das cestas com os produtos com os quais a casa trabalha. Ademais, nada disso foi feito sem antes apresentar um vídeo com seu novo posicionamento;
- Bah: campanha do chef Marcos Livi com a hashtag #tamojunto. Em síntese, a empresa vende vouchers para serem usados durante um ano, em suas casas, com 20% a 50% a mais no valor. Assim, Bah chama a atenção para o comprometimento de todos com os colaboradores e fornecedores.
É fundamental que os empresários entendam que terão que ser ágeis na tomada de decisões. Dessa forma, é essencial se posicionar nos canais virtuais deixando clara sua preocupação com o momento, mas também apresentando suas novas estratégias.
Saiba Mais
Acesse gratuitamente um vídeo com mais dicas e informações sobre como recriar e inovar seu negócio.